sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Festa! OAB Independente Comemora. E muito!


Com fotos de Flávio Alves

Partidários da candidatura de Sérgio Couto e de Avelina Hesketh comemoram neste sábado a grande repercussão positiva do desempenho de Sergio Couto no Debate da RBA e a virada nas pesquisas.
.
E que virada.
.
Pena que a divulgação de pesquisa esteja proibida.
.
No debate da RBA prevaleceu a tradicional, mas já surrada estratégia de quem está atrás tenta desqualificar o adversário que está na frente das pesquisas e invariavelmente parte para as baixarias do ataque pessoal. Quem está na frente se defende e apresenta propostas.
.
E foi isso que se viu. Um Jarbas Vasconcelos "diferente": irritado agredindo, mostrando o que ele é na realidade e sem apresentar propostas e Sergio Couto tranqüilo, defendendo-se e apresentando propostas consistentes.
.

A festa começou na porta da RBA (foto) e vai continuar neste sábado na Feijoada da Virada, a partir do meio dia, na boate Ibiza.

Desespero


Sergio Feliz da Vida Com as Pesquisas Couto esquiva-se dos golpes de Jarbas.
Jarbas Queda Livre Vasconcelos parte para a baixaria na base do desespero.
Montagem do blog Espaço Aberto.

Deu no blog Espaço Aberto

Sérgio Couto: ternura até com a produção


Vejam só.
Se vocês pensam que o advogado Sérgio Couto encarnou o personagem de Sérgio Ternura – às vezes Sergio Paz e Amor – apenas com seus opositores, no debate que travaram na TV RBA, pois se pensam isso, estão enganados.
Sérgio esbanjou ternura com todos, durante o programa.
Nem a falha da produção do programa Debate OAB 2009 fez o candidato da chapa OAB Independente abandonar a ternura.

Nas considerações finais, ao invés de mostrar a placa informando que faltavam 30 segundos para esgotar o tempo, a produtora mostrou a placa de tempo encerrado.
O incidente fez Sergio Couto terminar bruscamente suas considerações finais.
Sergio só tomou conhecimento de que havia perdido 40 segundos do seu tempo quando uma das produtoras foi pedir desculpa, já no final do programa pela falha.
Sergio sorriu (confiram na foto acima), abraçou a moça e minimizou o incidente.
Segundo a Assessoria de Imprensa de Sérgio, “o vazamento de uma pesquisa na manhã de ontem é apontada como responsável pela reviravolta e mudança na postura dos candidatos no debate”.

É. Pode ser.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Competência e experiência de Sérgio Couto comprovadas no debate da TV RBA


Sérgio Couto teve participação brilhante no debate da TV RBA - Canal 13 na noite desta quinta-feira. Em suas falas, deixou bem claras quais são as suas propostas: a redução da anuidade, a defesa das prerrogativas dos advogados, a independência da Ordem em relação aos poderes constituídos, além de muitas outras.

Sérgio Couto tem história na OAB-Pará, tem credibilidade, tem competência e tem experiência - qualidades que transpareceram nas discussões, em estúdio, com seus dois adversários. Sérgio mostrou que conhece não apenas o papel institucional da OAB como porta-voz da sociedade civil, como instituição de vanguarda dos movimentos sociais, mas conhece também as questões corporativas da Ordem, enxerga-a por dentro e sabe muito bem como reorganizá-la.

Sérgio foi preciso e elegante durante as discussões. Não baixou o nível, não apelou, não usou golpe baixo. Já o adversário da situação, bastante contrariado, foi deselegante algumas vezes e se mostrou visivelmente contrariado (foto). Como se sabe, pesquisas apontam o crescimento de Sérgio Couto e de Avelina Hsketh e uma queda brutal de Jarbas Vasconcelos na reta final.

E não resta dúvida de depois do debate da RBA Sergio e Avelina vão crescer mais ainda na preferência dos advogados paraenses.

Debate no ar

Está no ar o debate entre os candidatos à presidência da OAB-PA. Sérgio Couto reafirma os compromissos institucionais e corporativos da chapa OAB Independente. O candidato da situação começou o debate atacando Couto, por motivos óbvios: ele despenca nas pesquisas, enquanto Sérgio Couto sobe. Mauro Bonna é o mediador.

Sérgio Couto participa de debate na TV RBA

Às 21 horas desta quinta-feira tem debate entre os candidatos à presidência da OAB. Será na TV RBA, Canal 13. Todos os candidatos confirmaram presença, mas não se surpreenda se algum não aparecer. Sérgio Couto, advogado que nunca fugiu de uma luta, fosse qual fosse, estará lá sim, firme e forte. Sérgio vai disposto a apresentar suas propostas e preservar o alto nível das discussões. Acompanhe. É imperdível. O mediador será Mauro Bonna.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Advogados do sul do Pará apoiam Sérgio e Avelina




No sul do Pará, o desejo de preservar a independência da OAB-PA, sem amarras com o poder, é unanimidade nos meios jurídicos. Isto explica a calorosa recepção e o imenso apoio que Avelina Hesketh recebeu em visita a Marabá, o principal município da região, que tem cerca de 1,5 milhão de habitantes distribuídos entre quase 40 cidades.
Avelina apresentou as propostas da OAB Independente e todas, em especial a redução da anuidade, foram muito bem aceitas.
No sul do Estado, o sentimento geral dos advogados é deque eles foram abandonados pela atual diretoria da OAB-PA. “É assim que nos sentimos: abandonados. Essa atual administração não fez nada por nós. Na gestão da Avelina foram iniciadas as obras da nossa sede, mas, como o tempo foi curto, não deu pra terminar. Assim, até hoje a nossa sede não foi concluída, ninguém nos deu satisfação nenhuma, ficamos à deriva desde que essa atual gestão assumiu a Ordem”, diz Erivaldo Santis, que lidera a chapa “Ética, dignidade e coerência” à seccional da Ordem em Marabá. A vice de Santis é Marli Fronchetti.
“Precisamos de administradores que lutem pela classe, que percebam nossas necessidades e por isso estamos com a OAB Independente”, diz Marli Fronchetti.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sérgio e Avelina lideram no oeste do Pará

A chapa OAB Independente lidera a corrida para as eleições de 16 de novembro em praticamente todas as regiões do Pará. Em Belém, as candidaturas de Sérgio Couto e Avelina Hesketh cresceram de tal forma nas últimas semanas que o empate técnico com a chapa da situação está praticamente configurado. A direferença é mínima.
No sul e sudeste do Pará, onde Avelina tem estado frequentemente, os advogados que vivem e atuam na região já se convenceram da importância de manter a Ordem independente e livre das amarras do poder. É isso o que tem sido dito nos encontros e reuniões que têm acontecido principalmente em Marabá.
No oeste paraense, Sérgio e Avelina também estão à frente de seus concorrentes para a eleição à OAB-PA. E o último fim de semana, em particular, foi de intensa movimentação em Santarém, a principal cidade da região.
Na sexta-feira, 23, Sérgio e Avelina estiveram presentes ao lançamento oficial da candidatura oposicionista de Geraldo Sirotheau à presidência da OAB no município. A chapa Uma Nova Ordem, liderada por Sirotheau, está alinhada com a OAB Independente e também já lidera a corrida eleitoral por lá. O coquetel de lançamento, na casa de recepção Paládio, reuniu centenas de pessoas.
Sérgio Couto e Avelina Hesketh ficaram pouco menos de 24 horas em Santarém e puderam sentir, nos contatos que tiveram, a força de suas candidaturas e a força da OAB Independente nesta importante região do Estado. Eles foram intensamente prestigiados pelos advogados que atuam na região e também pela imprensa local. Voltaram ainda mais confiantes na vitória em 16 de novembro.

(com informações do Blog do Jeso)

Liminar obriga atual diretoria da OAB-Pará a liberar mailing

A decisão da juíza federal Hindy Kayath [leia nota abaixo] deu um basta à vergonhosa atitude da atual diretoria da OAB-PA, que se recusou a liberar o mailing da entidade para a OAB Independente, num claro favorecimento à chapa que apoia. Isto prejudicou imensamente a campanha de Sérgio Couto e Avelina Hesketh, mas, em português claro, pegou mal, muito mal entre a classe dos advogados. Agora, finalmente, todos os advogados da Ordem, em nosso Estado, vão poder receber material da OAB Independente, com destaque para os nossos compromissos de campanha. Entre eles, você sabe, está o de baixar essa caríssima anuidade que estamos pagando atualmente à Ordem.

Deu no Repórter 70

A coluna Repórter 70, de O Liberal, publicou na seção Em Poucas Linhas de sua edição de domingo, 25 de outubro, as seguintes notas:
  • A juíza federal Hindy Kayath concedeu liminar à chapa "OAB" Independente para ter acesso a mais uma lista de associados da Ordem.
  • Aliás, por essa lista, Sérgio Couto, candidato da oposição, pode ter acesso a 9.597 associados ativos na Ordem, 6.203, ou 65% do total, plugados na internet.

Malcher lembra que a Ordem precisa fiscalizar magistrados

O advogado Clóvis Malcher Filho foi um dos componentes da chapa OAB Independente que falaram ao público na palestra promovida no auditório da Faculdade do Pará (FAP), na sexta-feira (23). Malcher disse que a “juizite” – ou seja, a soberba de quem ocupa a função de magistrado ou mesmo de serventuário da Justiça - é um assunto tão importante que acabou incluído no programa da chapa. “O papel da Ordem, quando recebe denúncia, é tomar providência para que os abusos não sejam cometidos. Precisamos trabalhar para que haja um melhor controle do juiz no exercício da sua função”, disse Malcher Filho.

Para desembargadora, Ordem deve ser mais severa e trabalhar contra a ‘juizite’

No evento realizado pela chapa OAB Independente na FAP, na sexta-feira (23), a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Suzana de Camargo, abordou as técnicas psicológicas para inquirição de testemunhas. “É importante que os juízes e advogados saibam proceder para alcançar o maior número de informações, agindo de acordo com a psicologia”, afirmou. Ainda de acordo com a desembargadora, uma das principais reclamações no TRF diz respeito à “juizite”, termo irônico dado aos serventuários e juízes que ficam soberbos pelos cargos que ocupam. “Para combater a tal ‘juizite’, a Ordem tem que fazer um trabalho de conscientização. O respeito à profissão é importantíssimo. O juiz não consegue julgar sem o advogado. Acho que a Ordem deve ser mais severa na hora de defender o princípio dos advogados”, ressaltou.

Palestra da OAB Independente lota auditório da FAP

A chapa OAB Independente promoveu na sexta-feira (23),no auditório da FAP ,uma palestra sobre a psicologia do testemunho. Os advogados que compuseram a mesa foram Sábato Rosseti (candidato ao Conselho Federal) , Clóvis Malcher Filho (também candidato ao Conselho Federal) e André Meira. O auditório ficou completamente lotado.
Meira, que é diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), disse que a OAB Independente vai ampliar a parceria com a escola, que atualmente limita-se a fazer extensão acadêmica. “Pretendemos trazer para a ESA palestras, cursos de pós-graduação, cursos de verão. Já estamos estudando parcerias com universidades tanto nacionais como internacionais, tudo pensando em melhorias para a classe dos advogados”, afirmou.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Diário do Pará destaca mobilização no interior do Estado

A campanha limpa, honesta e crítica de Sérgio Couto e Avelina Hesketh para a presidência e a vice-presidência da OAB-Pará continua ganhando destaque na imprensa. O Diário do Pará desta sexta-feira, na seção Linha Direta do Repórter Diário, traz a seguinte nota:

"A menos de um mês para a eleição na OAB, a campanha esquenta no interior. A chapa de Sérgio Couto escalou a vice, Avelina Hesketh, para arregimentar apoio e voto da classe no sul do Pará. Ela já esteve em Marabá, um dos maiores colégios eleitorais do Estado."

Sérgio e Avelina crescem na reta final

Acabaram-se as fofocas e os balões de ensaio na imprensa. Já é largamente comentada nos meios jurídicos o crescimento da candidatura de Sérgio Couto e Avelina Hesketh à presidência e vice-presidência da OAB-Pará. Pesquisas reservadas apontam nesse sentido. A diferença exponencial que havia no começo da campanha se reduziu consideravelmente e agora está próxima do empate técnico. A chapa da situação perde terreno, votos e fôlego na reta final. E isto só tem uma explicação: os advogados paraenses compreenderam a proposta e o apelo de Sérgio e Avelina para mantermos a OAB Independente e sem vínculos com o Estado e os governos. Sem independência e sem autonomia, a Ordem perderia em essência, em representatividade e em combatividade. Se você também pensa assim, o seu voto, sem dúvida, vai para Sérgio e Avelina. Não há outra opção.

Sirotheau lidera em Santarém

O colunista Ismaelino Pinto, do jornal O Liberal, comenta nesta sexta-feira a corrida eleitoral para a seccional da OAB em Santarém. Diz o colunista que "lá como aqui, estão disputadas as eleições da OAB na linda e quente Santarém. Do lado da situação, Ricardo Geller e, da oposição, Geraldo Sirotheau".
Sirotheau é o favorito. A chapa que ele lidera, “Uma Nova Ordem”, será lançada oficialmente nesta sexta-feira, com a presença de dezenas de convidados. Os candidatos à presidência da OAB-PA Sérgio Couto e Avelina Hesketh, da chapa “OAB Independente”, vão participar e manifestar publicamente seu apoio a Sirotheau.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sérgio Couto faz campanha limpa e honesta

O colunista Bernardino Santos, de O Liberal, deu uma nota nesta quinta-feira, 22 de outubro, comentando a disputa eleitoral na OAB-Pará. O colunista lembrou que "o candidato Sérgio Couto sai nos fins de semana para o corpo-a-corpo com os colegas dos municípios" e que, enquanto isso, "o candidato da situação faz carreata e o outro candidato aumenta a poluição visual da cidade com enormes outdoors." Palavra de Bernardino Santos, cuja coluna você confere na página 4 do caderno Magazine.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mensalidades divulgadas pela OAB-PA estão defasadas

Os números publicados na nota oficial da atual diretoria da OAB-PA na terça-feira, 20 de outubro de 2009, sobre o valor das mensalidades da Ordem em todo o Brasil, estão completamente desatualizados. Parecem ter sido retirados de algum arquivo antigo de computador que guardava a tabela. Uma tabela vencida! Uma tabela que não informa os reajustes feitos por todas as Seccionais. Publicá-la foi, portanto, mais uma irresponsabilidade da atual diretoria.
Em resposta (leia o post abaixo), Sérgio Couto e Avelina Hesketh lembram o quanto é dispendioso, para a Ordem, publicar notas oficiais na imprensa. E, a propósito, comentam que:

1) Quantos colegas poderiam ser salvos da degola por inadimplência com o dinheiro gasto nesta vistosa publicação?
2) Qual a diferença entre decapitar 1.400 inadimplentes estando em 2º ou em 10º lugar no quadro das anuidades mais caras do País?

Será que a atual diretoria, a mesma que fechou o acordo espúrio para transformar a OAB-PA numa instituição chapa branca, pode nos dar essas respostas? Será?

Sérgio e Avelina respondem nota da OAB-PA

O jornal O Liberal desta quarta-feira, 21 de outubro de 2009, publica resposta de Sérgio Couto e Avelina Hesketh a uma nota oficial veiculada na terça-feira, 20, na qual a atual diretoria da OAB-PA nega que a anuidade da Ordem, aqui, seja uma das mais caras do Brasil.
Sérgio e Avelina são enfáticos na resposta e afirmam que:

1) A anuidade da OAB-PA é a mais cara entre todas as Seccionais do mesmo porte (Amazonas, Maranhão, Ceará, Pernambuco etc);
2) Também é muito mais cara do que as anuidades da 2ª e 3ª Seccionais do País (Rio de Janeiro e Minas Gerais);
3) Talvez fosse mais útil sair da sobra e vir a público debater, francamente, como se usa o dinheiro das anuidades do que torrar milhares de reais com notas oficiais para se defender do que é indefensável. O dinheiro dos advogados deve ser poupado para pagar publicação de notas de desagravo quando o profissional for ofendido em suas prerogativas. Jamais para anunciar alianças eleitorais ou rebater notas jornalísticas.

Leia você mesmo a nota. Está na página 7 do caderno Poder.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sérgio e Avelina agregam credibilidade e discurso crítico à campanha para a OAB


A menos de um mês das eleições para a OAB-Pará, o quadro eleitoral se modificou profudamente. É um quadro totalmente diverso do que havia enquanto o acordo espúrio que transformaria a Ordem em uma instituição chapa branca prevaleceu sem que ninguém o contestasse. A entrada de Sérgio Couto e de Avelina Hesketh na disputa agregou um valor inestimável ao processo. Trouxe a discussão de idéias, de propostas e, acima de tudo, a crítica do papel desempenhado pela OAB-Pará hoje. Embora do lado adversário sejam bafejados números fictícios e irreais, é certo que hoje a disputa, como diz o paraense, está no mano a mano, palmo a palmo, voto a voto. Com toda a sua experiência e toda a sua credibilidade nos meios jurídicos paraenses e brasileiros, Sérgio Couto levanta a bandeira de uma OAB Independente no Pará. Não é à toa que os jovens advogados estão apoiando Sérgio e Avelina em peso, como ficou demonstrado em evento realizado na semana passada, em Belém. Isto porque os jovens, dando um exemplo para os advogados mais velhos e mais experientes, não acreditam, não desejam e não querem uma OAB-Pará atrelada ao poder e dependente das benesses dos atuais governantes. Se você também tem esse sentimento, então o seu voto já está definido: OAB Independente.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Deu no jornal O Liberal

A seção de frases Entre Aspas, do jornal O Liberal, publicou a seguinte fala de Sérgio Couto nesta segunda-feira, dia 19 de outubro:

“A anuidade da OAB, seccional Pará é a segunda mais cara do Brasil, só perde para São Paulo. Pretendo reduzir o valor da anuidade e direcionar esses recursos para atender as necessidades mais urgentes e imediatas dos advogados."

Sérgio Couto, candidato a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Pará, durante reunião com os jovens advogados paraenses, na boate Ibiza, em Belém.

Deu no Repórter Diário

O Repórter Diário, principal coluna do jornal Diário do Pará, deu a seguinte nota no dia 17 de outubro:

VALENDO

Com a chapa “OAB Independente” inscrita oficialmente desde as 11h de quinta-feira, um dia antes do fim do prazo legal, o advogado Sérgio Couto, líder da chapa, se volta inteiramente rumo à presidência da OAB-PA. Couto já está desincompatibilizado de suas funções no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e intensificará sua campanha. Ontem, os advogados do setor jurídico da Junta Comercial do Pará (Jucepa) anunciaram apoio a Sérgio Couto. Na próxima semana, a chega estará a Marabá e Santarém.

Advogados da Câmara trocam ideias com Sérgio Couto

Sérgio Couto apresentou as propostas da chapa OAB Independente para o setor jurídico da Câmara Municipal de Belém. O encontro foi na manhã desta segunda-feira (19). A presença dos advogados do Lesgislativo Municipal foi maciça; todos elogiaram as propostas e compromissos da chapa.
Para a advogada Carmem Moreira, as propostas são consistentes. O advogado Geraldo Paixão foi enfático: “O Sérgio pode contar com o meu apoio, gostei muito de todas as propostas”, garantiu. O advogado Emanoel Almeida também elogiou. “Gostei muito do que foi apresentado; os compromissos de campanha são de fato muito consistentes”, destacou. Sérgio Couto reforçou a necessidade de que os advogados analisem todas as propostas e colocassem em uma balança cada chapa, sem influências partidárias. "Nessa hora devemos pensar no futuro da nossa instituição e procurar o melhor caminho", observou Couto.

Quem compõe a chapa OAB Independente

PRESIDENTE
Sérgio Alberto Frazão do Couto
oab.independente@sergiocouto.adv.br

VICE-PRESIDENTE
Maria Avelina Imbiriba Hesketh
avelinahesketh@yahoo.com.br

SECRETÁRIO GERAL
Antônio Angra dos Reis Pereira
antonio.pereira@uol.com.br

TESOUREIRO
Maria Sônia Rodrigues Lobo Gluck Paul
msonialobo@hotmail.com

SECRETÁRIO ADJUNTO
Wilton de Queiroz Moreira Filho
awmwilton@amazon.com.br

---

CONSELHO FEDERAL
(efetivos)

Antônio Fernando Correa Melo da Rocha
frocha.bel@orm.com.br

Clovis Cunha da Gama Malcher Filho
clovismalcherfilho@uol.com.br

Sábato Giovani Megale Rosseti
srossetti@srossetti.adv.br

CONSELHEIROS FEDERAIS
(suplentes)

Roberta Fonseca Faciola
ralfinho1401@yahoo.com.br

Sérgio Ribeiro Correia

Tito José Viana Lula
titoviana@hotmail.com

---

CONSELHEIROS SECCIONAIS
(efetivos)

ALACY Viana NAHÚM
enedina@supridados.com.br

ANA CLÁUDIA Cruz da SILVA
aclaudiacs@hotmail.com

Antonio Zubi Pereira de Souza

Antonio ALBERTO TAVEIRA dos Santos
albertotaveira@yahoo.com.br

AUGUSTO César Neves COUTINHO
gutocoutinho@oi.com.br

BETÂNIA Lúcia Gatto CERQUEIRA
beta@brasilecodesign.com.br

CLÁUDIO Araujo FURTADO

FABIANO Antonio Siqueira BASTOS
escfabianobastos@interconect.com.br

FABRÍCIO Vasconcelos de OLIVEIRA

FRANCISCO HELDER F. de Souza
fhelders@hotmail.com

GERALDO Fernandez VASQUES
vasquesadvocacia@hotmail.com

ICARAÍ Dias DANTAS
icarai@amazon.com.br

JACI Monteiro COLARES
adv.jacicolares@ig.com.br

JACKSON SALUSTIANO
jackson.salustiano@uol.com.br

JALVO Arantes GRANHEN
jalvogranhen@uol.com.br

JOÃO BOSCO Oliveira de ALMEIDA
jobosko@hotmail.com

JORGE Luiz Ribeiro COSTA.
drjorgedistrito@hotmail.com

KATIA TOLENTINO Gusmão
katiatol@hotmail.com

LÚCIA Valena Barroso Pereira CARNEIRO
valenacarneiro@uol.com.br

LUCIEL da Costa CAXIADO
caxiado@oi.com.br

LUSO Sales SOLYNO Junior
lusosolyno@globo.com

MARCELO de Oliveira Castro Rodrigues VIDINHA
marcelovidinha@bol.com.br

MARCUS VALÉRIO SAAVEDRA Guimarães de Souza
valerio@valeriosaavedra.com

MARIO Vinícius Imbiriba HESKETH

Raimundo GERALDO Maramaldo ANDRADE
adv_rgma@hotmail.com

RAUL de Santa Helena COUTO
raulsantahelenacouto@hotmail.com

ROBERTO Tamer XERFAN Junior
xerfanadvocacia@uol.com.br

RONALDO Santos BORDALLO
ro_bordallo@hotmail.com

WALMIR Santana Bandeira de SOUZA
gbandeira3@hotmail.com

---

CONSELHEIROS SECCIONAIS
(suplentes)

Alfredo Pinto Parente

Annie Maria Vianna Alvares
annieelpalvares@yahoo.com.br

ANTHERO ELOY Ferreira de Almeida Lins
aefal@adv.oabpa.org.br

ANTONIO Augusto BELLARD Pereira
augustobellard@hotmail.com

CARLOS AUGUSTO de Oliveira RAMALHO
carlosramalhoadv1@gmail.com

CHILDERICO JOSÉ FERNANDES
fernand@ufpa.br

DANIEL MOTTA Corrêa Pinto
daniel.mottac@gmail.com

ELCIVALDO Jorge da Silva JAIME
elcivaldojaime@hotmail.com

JOÃO CARLOS da Costa PATRAZANA
jcc@yahoo.com.br

JOSÉ MARIA Castro CASTILHO
castrocastilhom@sol.com.br

LUIZ GONZAGA de Almeida PEIXOTO
lgapeixoto@yahoo.com.br

LUIZ GUILHERME Fontes e CRUZ
fontescruz@ig.com.br

LUIZ PAULO Santos ALVARES
lpalvares@yahoo.com.br

MANOEL VERA CRUZ dos Santos
veracruzadv@yahoo.com.br

MARIA de Nazaré R. NOGUEIRA
narolim@gmail.com

MARIA LUCIA de Macedo PENEDO
mep20@uol.com.br

VICTOR SWAMI Ribeiro Alves
swamivra@ig.com.br

---

DIRETORIA DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA

PRESIDENTE
Dailson Marinho Nogueira

VICE-PRESIDENTE
Maria de Belém Batista Pereira
belempereira@gmail.com

SECRETÁRIA GERAL
Eliana de Nazaré Uchoa Aflalo
eliananuchoa@yahoo.com.br

TESOUREIRO
João Bosco de Carvalho
joaoboscocarvalho@oi.com.br

SECRETÁRIO ADJUNTO
Cadmo Bastos Melo Junior
cadmojunior@bol.com.br

---

CONSELHO FISCAL
efetivos)

João Augusto Figueiredo de Oliveira
joao.aoliveira@globo.com.br

Kátia de Azevedo Reis
katia_reis302@hotmail.com

Paulo Teixeira da Rocha
paulorocha.adv@bol.com.br

---

CONSELHO FISCAL
(suplentes)

Albenize Gatto Cerqueira
albenize@yahoo.com.br

Eliete de Souza Colares
draelietecolares@hotmail.com

Vladimir Juarez Melo Batista
vladimirbatista@ig.com.br

---

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OAB Independente é a primeira chapa registrada


A chapa "OAB Independente", liderada pelos candidatos Sérgio Couto e Avelina Hesketh, foi a primeira a ser registrada para a eleição da Ordem Advogados do Brasil (OAB), Seccional Pará. O registro da candidatura ocorreu no dia 22, em Belém.
Segundo Sérgio Couto, o diferencial de sua candidatura está na defesa das prerrogativas da profissão. Além de Couto, a diretoria é composta pelos advogados Avelina Hesketh vice-presidente, Antônio Pereira, secretário geral, Sônia Gluck Paul, tesoureira, e Wilton de Queiroz, secretário adjunto.

Quem é o candidato dos advogados?

Este é o título da nota que o advogado Thadeu de Jesus e Silva (OAB-PA 1410) publica na página 7 do caderno Poder do jornal O Liberal desta sexta-feira. Ele relata que, desde o início do processo, ficou atento às candidaturas e às vinculações que as mesmas carregam, ou seja, ele ficou de olho naquilo que se pode chamar o DNA de cada candidato.

Para Thadeu, "a Ordem deve estar próxima ao Estado, tendo em vista suas contribuições e seus compromissos com a cidadania, mas deve ficar longe dos governos ou, pelo menos, a uma distância razoável, de modo a não comprometer a sua independência e o livre exercício da advocacia (...)".

O advogado observa que as relações entre Estado e OAB, quando ocorrem fora desse parâmetro, tendem a ser promíscuas. Após essas obervações, ele diz que a chapa resultante da chapa da atual situação com a antiga oposição - o acordo espúrio denunciado sistematicamente por Sérgio Couto - é "comprometida com o partido da governadora do Estado, que não esconde suas relações pessoais e partidárias com o cabeça de chapa".

Após essas obervações - e ressaltando que não tem problemas pessoais com nenhum dos candidatos - Thadeu de Jesus e Silva conclui que "Sérgio Couto é o único que não tem vinculação político-partidária, nem está comprometido com esta ou aquela agremiação política. (...) Ele é, pois, o candidato dos advogados".

Deu no Repórter 70 de hoje, em O Liberal

OAB

Proposta

Uma proposta da chapa encabeça pelo advogado Sérgio Couto às eleições da OAB abre a discussão. Defende a ampliação do quinto para terço da advocacia, a suspensão da vitaliciedade dos magistrados e a instituição de mandados nos tribunais de Justiça. A chapa também prega o fim do critério de antiguidade para a promoção de magistrados e o aferimento da produtividade de serventuários e de juízes, inclusive com o estabelecimento de prazos para o impulso oficial dos processos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É hora de comparar as propostas e definir o voto


Durante o encontro de quarta-feira, 14, com os jovens advogados na boate Ibiza, em Belém, Sérgio Couto e Avelina Hesketh trocaram muitas idéias com a nova geração. E fizeram questão de lembrar a todos os presentes que eles devem analisar detalhadamente as propostas das chapas concorrentes, análise a partir da qual se pode fazer um diagnóstico e um prognóstico das eleições deste ano para a OAB-PA. “Não temos dúvidas de que temos as melhores propostas e de que sairemos vitoriosos desse processo”, disse Sérgio Couto.






Jovens rechaçam acordo espúrio

O acordo espúrio realizado pela chapa opositora à OAB Independente não pegou bem entre os jovens advogados paraenses. Eles são contra o acordo e, mais ainda, contra a partidarização da OAB-Pará. O advogado Romulo Augusto, há apenas dois anos atuando no meio, já analisou todas as chapas e dois fatores, segundo ele, foram preponderantes para que escolhesse a Independente. “O primeiro foi que a chapa opositora já iniciou contando fatos irreais nos jornais; o segundo fator o principal foi a pesquisa que fiz sobre cada candidato; tanto o Sérgio como a Avelina têm um histórico de lutas pelas prerrogativas dos advogados”, observa.

Proposta de diminuição da anuidade agrada os jovens

Os jovens advogados paraenses estão de acordo com a proposta de Sérgio Couto de baixar o valor da anuidade paga à OAB. Eles avaliam que a taxa está para lá de salgada, principalmente para quem está começando. O advogado Jorge Anderson Nascimento, que já atua há nove anos no mercado, diz que a proposta de Sérgio e Avelina foi, para ele, um divisor de águas na escolha da chapa para a eleição de 16 de novembro e vai votar na OAB Independente. “Quando eu entrei no mundo jurídico, o Sérgio e a Avelina já eram nomes de peso, eles têm uma ampla experiência na área, os dois já presidiram a OAB, já organizaram a casa, gostei da proposta de trabalho deles, por isso, dou meu total apoio e convido todos os meus amigos a aderirem à candidatura dessa chapa”, afirmou.









Sérgio e Avelina têm compromissos com os jovens advogados

No coquetel do Comitê Jovem na boate Ibiza, o jovem advogado Fábio Moura lembrou que a chapa OAB Independente tem dez compromissos a cumprir com os advogados iniciantes. Um deles é implantar o Projeto Escritório Virtual. Outros são um banco de emprego e uma linha de microcrédito. “Estamos com vários projetos específicos para ajudar nos desafios dos primeiros anos de formados, que é o que a ordem deve fazer, ajudar a colocar esse profissional iniciante no mercado de trabalho”, enfatizou. Moura é um dos líderes e entusiastas do movimento jovem pela eleição de Sérgio e Avelina e está trabalhando com afinco para isso.

Jovens advogados comprometidos com a OAB Independente

Centenas de jovens advogados participaram de um coquetel, nesta quarta-feira (14), na boate Ibiza, em Belém, promovido pelo Movimento do Comitê Jovem por uma OAB Independente. Deu casa cheia! Sucesso total! No evento, a chapa OAB Independente, liderada por Sérgio Couto e Avelina Hesketh e que disputará a eleição da Ordem no dia 16 de novembro, recebeu o total apoio de jovens advogados paraenses.
O Movimento do Comitê Jovem por uma OAB Independente, liderado pelos advogados Fábio Moura e Alberto Taveira, surgiu após uma série de discussões nas quais foi avaliada a situação atual da OAB-Pará e as suas perspectivas para o futuro. No último dia 27 de setembro, o Comitê se consolidou com a elaboração de um programa de trabalho específico junto aos jovens advogados.

Adenirson Lage noticia evento do Comitê Jovem

O colunista Adenirson Lage, do jornal Amazônia, publicou a seguinte notícia em sua coluna desta quinta-feira, 15 de outubro de 2009:

"A chapa OAB Independente, que concorre às eleições na entidade no Pará e é encabeçada por Sérgio Couto e Avelina Hesketh, reuniu ontem (14), na boate Ibiza, a ala jovem do movimento, para reafirmar as propostas e compromissos com este segmento de advogados. Avelina, que foi a primeira mulher a presidir a OAB-PA, criou a Comissão do Jovem Advogado."

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jovens advogados se alinham com Sérgio e Avelina

Esta é uma data importante na campanha da chapa OAB Independente.
Isto porque marcará o apoio público de jovens advogados paraenses aos dois candidatos que estão lutando com todas as forças para impedir a partidarização da Ordem em nosso Estado.
Imbuída desse mesmo objetivo, o Movimento do Comitê Jovem por uma OAB Independente marcou um coquetel que começará às 21 horas na boate Ibiza, no Umarizal.
É um evento social, sim, com música ao vivo e tudo, bem ao gosto do público jovem (o DJ Fabrício e a Banda Medida Provisória vão se apresentar).
Porém, mais do que isso, é uma oportunidade para conhecer melhor as propostas e os compromissos de Sérgio e Avelina, conversando ao vivo, olho no olho.
O Comitê determinou que, para entrar, basta apresentar a carteira da OAB-PA.
A Ibiza fica na rua Jerônimo Pimentel, 201, entre Doca e Wandenkolk.

Sérgio e Avelina visitam Cosanpa e Iterpa

Sérgio Couto e Avelina Hesketh, tiveram dois encontros importantíssimos nesta quarta-feira (14). Um na Cosanpa e outro, no Iterpa.
Em reunião no setor jurídico da Cosanpa, os advogados da estatal demonstraram grande aceitação e simpatia pelas propostas apresentadas pelos candidatos à presidência e vice-presidência da OAB-Pará. O advogado Huascar de Lemos, que faz parte do setor jurídico da companhia, destacou a importância da chapa OAB Independente para a classe jurídica do Pará. “Tenho muito carinho e respeito por esses profissionais; fico feliz que tenha surgido essa nova chapa, vocês já tem um trabalho reconhecido”, afirmou.
No final da manhã, os candidatos visitaram o Iterpa, onde também expuseram aos colegas os seus compromissos de trabalho. O advogado Rogério Assis, da área jurídica do instituto, parabenizou a coragem dos candidatos em formar a chapa OAB Independente. “Sei que essa eleição será suada, mas esses candidatos não fogem à luta; conheço muito bem tanto o Sérgio quanto a Avelina”, afirmou.

Mais assistência para os advogados

Sérgio Couto é da opinião de que a Ordem dos Advogados do Brasil deve dar mais assistência aos advogados no Pará. Esse é um postulado, uma proposta de trabalho, da qual a chapa OAB Independente não abre mão. Sérgio lembra que "o advogado vive hoje um processo de proletarização; se o advogado não tiver um nome, é difícil para ele sobreviver no mercado; e não é à toa que todos os advogados recém-formados estão estudando para concurso". Por outro lado, ele reconhece na corrida dos concursos públicos, os advogados sempre têm mais chances do que outros profissionais. Mas nem isso justifica, para Sérgio, a proletarização da profissão e o descompromisso da OAB para com eles.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

12 motivos para votar em Sérgio e Avelina

01. Reduzir o valor das anuidades;

02. Direcionar os recursos das anuidades para atender as necessidades mais urgentes e imediatas dos advogados;

03. Renegociar as dívidas dos inadimplentes, sem penalizá-los nem criminalizá-los;

04. Estabelecer fontes de financiamento para os advogados iniciantes;

05. Restabelecer as rotinas de reuniões das comissões de trabalho;

06. Reinstalar a Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, instalar o Plantão de Defesa das Prerrogativas, o Disk Prerrogativa na OAB-Pará e colocar Guardiões Itinerantes das Prerrogativas para atuarem no interior do Estado;

07. Criar novas comissões como as de Controle da Poluição Sonora, Proteção à Criança e ao Adolescente (anti-pedofilia), Proteção ao Patrimônio Cultural e Indígena, Promoção do Desenvolvimento Urbano, Combate à Violência Urbana, Combate à Violência no Campo, Saúde Pública, Informática, Advocacia Solidária, Advocacia Transfronteiras, Assistência aos Advogados dos Juizados Especiais de Pequenas Causas (Cível e Penal), Controle da Produtividade Forense, dentre outras;

08. Articular a ampliação do quinto para terço da advocacia nos tribunais, a suspensão da vitaliciedade e a instituição de mandatos nos tribunais;

09. Defender a paridade de representação da advocacia nos órgãos de controle externo do judiciário e do ministério público, hoje minoritária;

10. Defender o fim do critério de antiguidade para a promoção dos magistrados;

11. Defender a promover a aferição da produtividade dos serventuários da Justiça e magistrados, inclusive com o estabelecimento de prazos para o impulso oficial dos processos;

12. Incorporar atividades notariais e registrais aos escritórios de advocacia, conforme disposto no art. 236 da Constituição Federal.

Comitê Jovem agita campanha nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 14, a chapa OAB Independente, liderada por Sérgio Couto e Avelina Hesketh, recebe o apoio de jovens advogados paraenses em evento que começará às 21 horas na boate Ibiza, no Umarizal. O evento, organizado pelo Movimento do Comitê Jovem por uma OAB Independente tem o objetivo de registrar as propostas debatidas e os compromissos firmados pela candidatura de Sérgio e Avelina. Será um coquetel com música ao vivo. Participarão, como convidados, o DJ Fabrício e a Banda Medida Provisória. Para entrar, basta apresentar a carteira da OAB-PA.

Serviço: Coquetel do Movimento do Comitê Jovem por uma OAB Independente
Local: Boate Ibiza, rua Jerônimo Pimentel, 201, entre Doca e Wandenkolk
Data: 14.10.2009, quarta-feira
Hora: 21h
Informações: 9114-0507

Contra o vírus da partidarização

A credibilidade de Sérgio Couto e Avelina Hesketh ultrapassa os meios jurídicos. Walmari Prata Carvalho (walmariprata@hotmail.com), que tem lido as notas da chapa OAB Idependente em O Liberal, elogia a postura dos candidatos. E confessa: “Se eu advogado fosse, meu voto seria seu. Gostei muito do que li; sua postura deveria ser copiada por todo gestor, principalmente pelos gestores públicos”. Walmari Prata Carvalho vai ainda mais longe e observa, via e-mail, que as manifestações de Sérgio Couto, embora tenham destinação específica, revelam “abrangências e influências profundas nos mais variados setores (...) Posso, doravante, renovar minhas esperanças, que agonizam ao observar (outros) setores do Estado.” Carvalho dá total apoio à tese de Couto e Avelina de que a OAB-PA não pode e não deve ser partidarizada. A partidarização, para ele, é um vírus que deve ser combatido pelas instituições que representam a sociedade civil organizada.

OAB Independente discute propostas com advogados


A chapa OAB Independente mantém linha direta com os principais escritórios de advocacia do Pará para a apresentação de seu plano de trabalho para a Ordem. Sérgio e Avelina vêm fazendo uma série de visitas às bancas e a receptividade é sempre calorosa. Nas conversas, três pontos merecem destaque: a profissionalização do advogado (defesa das prerrogativas), a assistência que o advogado precisa ter da Ordem e a integralização da OAB. Na fotografia acima, Avelina conversa com advogados durante uma visita realizada pouco antes do Círio de Nazaré.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Deu na coluna Peso da lei

Inadimplentes

Quais teriam sido as razões que levaram a presidente da OAB local a divulgar a montanhosa relação de advogados inadimplentes?O “tsunami” provocado pela informação de Ângela Sales provocou o alvoroço nos meios jurídicos e convulsão na opinião pública. Afinal de contas, pergunta o jurisdicionado mal informado, o advogado que representa está ou não em condições de patrociná-lo?E o que dizer dos advogados criminalistas cuja defesa do cliente pode também ser criminosa?

No vácuo
O certo é que a oposição atenta a esses desdobramentos entrou no vácuo das inoportunas declarações, definindo-as como “truculentas” e se colocando à disposição dos advogados atingidos para exigir em juízo a “reparação” de seus direitos profissionais cerceados”. A nota de Repúdio e Desagravo afirmada por Sérgio Couto e Avelina Hesketh foi avaliada como pertinente, no momento em que o estrago na horta do Movimento, “Juntos para avançar” se consolidou. Ainda haverá tempo para remediar?

Opinião
Abonar a inadimplência é tão imoral quanto praticá-la, principalmente quando a Ordem coloca à disposição dos advogados mecanismos para parcelamento da dívida, inibindo a sanção proibitiva do exercício da profissão. Mas, tornar público o inadimplemento, denominando de criminosos os profissionais insolventes, é caminhar na contramão da história da entidade e prestar um desserviço à sociedade. É possível que a intenção da presidente da OAB tenha sido outra. Uma razoável assessoria impediria o descalabro.


Hamilton Gualberto
Jornalista editor da coluna Peso da Lei de O Liberal