domingo, 27 de setembro de 2009

ADVOGADO NÃO FOGE A LUTA I



Do blog do Barata (com a nossa edição de imagens)

OAB – Jarbas desiste do debate na rádio
A despeito de ter sua presença inicialmente confirmada, já no final da tarde desta última sexta-feira, 25, Jarbas Vasconcelos (foto) cancelou sua participação no debate que reuniria os dois candidatos a presidente da OAB/Pará, previsto para este sábado, 26, das 2 às 4 horas da tarde, no programa Jogo Aberto, da Rádio Tabajara FM 106.1. O pretexto para Vasconcelos desistir do debate foi seu adversário, Sérgio Couto, supostamente estar impedido, “no momento”, de ser candidato, por ocupar cargo comissionado no TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, na contramão do que determina o estatuto da OAB.
.
Jarbas Vasconcelos é o candidato a presidente da Ordem pela chapa Juntos Pra Avançar. A chapa reúne setores da oposição e parcela da situação, como parte de um arranjo para garantir o apoio dos oposicionistas à candidatura de Ophir Cavalcante Júnior, o Ophirzinho, ex-presidente da OAB/Pará, a presidente nacional da Ordem. Em troca, parcela da situação está apoiando a candidatura de Vasconcelos a presidente da OAB/Pará.
.
Postado por Augusto Barata às 04:13 27 comentários Links para esta postagem


A composição com a oposição cindiu a situação e resultou na candidatura a presidente e vice-presidente, pela chapa OAB Independente, de Sérgio Couto e Avelina Hesketh (foto), ambos ex-presidentes e lideranças históricas da Ordem. A atual presidente da OAB/Pará, Ângela Sales, sucessora e amiga pessoal de Ophirzinho, optou por apoiar Vasconcelos, o que resultou em uma ácida troca de farpas com Couto.
Ex-presidente da Ordem no Pará, Avelina Hesketh ficou solidária com Sérgio Couto, do qual tornou-se vice, na chapa OAB Independente. No corpo-a-corpo eleitoral, Sérgio Couto faz severas restrições ao que identifica como uma espécie de ação entre amigos, à margem dos reais interesses dos advogados paraenses, e o risco da partidarização da Ordem, diante da assumida condição de petista de Jarbas Vasconcelos, amigo pessoal da governadora petista Ana Júlia Carepa.

Postado por Augusto Barata às 04:03 4 comentários Links para esta postagem
A desistência de Jarbas Vasconcelos, a menos de 24 horas do debate ir ao ar, provocou a indignação do jornalista Carlos Mendes, produtor e apresentador do Jogo Aberto. No cáustico e-mail enviado a Vasconcelos, Mendes sublinha que a presença do candidato fora confirmada por seu próprio marketeiro, Orly da Costa Bezerra. Este foi o marketeiro-mor do PSDB no Pará e a ele coube orquestrar a propaganda enganosa nos 12 anos de sucessivos governos tucanos, entre 1995 e 2006.
.
O debate estava inicialmente previsto, com a participação de Jarbas Vasconcelos e Sérgio Couto, para o último dia 19, um sábado, dia em que vai ao ar o programa Jogo Aberto. De comum acordo com os dois candidatos, o debate foi transferido para este sábado, 26. Desde então a Rádio Tabajara FM 106.1 vinha anunciando a realização do debate para este sábado, com a presença dos dois candidatos a presidente da OAB/Pará.

Postado por Augusto Barata às 04:00 2 comentários Links para esta postagem
De acordo com e-mail enviado pelo jornalista Carlos Mendes a este blog, assim deveria ser o debate entre Jarbas Vasconcelos e Sérgio Couto, conforme as regras previamente definidas e endossadas pelas assessorias dos candidatos:
“O programa será dividido em cinco blocos e as regras estabelecidas são as seguintes:
.
"BLOCO 1- Apresentação dos candidatos aos ouvintes (resumo feito no tempo máximo de 2 minutos- um minuto sobre cada candidato) e tempo de dois minutos a cada candidato para responder à seguinte pergunta: Por que o sr. quer presidir a OAB-Pará?
.
Nesse primeiro bloco, os candidatos responderão às perguntas dos jornalistas. O jornalista escolherá o candidato ao qual fará a pergunta ou, se preferir, dirigir a mesma pergunta aos candidatos. O jornalista terá 30 segundos para fazer a pergunta e o candidato 2 minutos para a resposta. Eventualmente, caso o jornalista não esteja satisfeito com a resposta, terá 30 segundos para fazer a réplica e o candidato 1 minuto, a tréplica. O tempo total do bloco, entre perguntas e respostas, eventual réplica e tréplica é de 25 minutos.
,
"BLOCO 2 - Pergunta de candidato para candidato. O candidato terá 1 minuto para formular sua pergunta ao oponente e este 2 minutos para a resposta. A réplica será de 1 minuto, mesmo tempo da tréplica. A duração do bloco é de 30 minutos.
.
"BLOCO 3 - Perguntas de ouvintes e internautas. O tempo da pergunta é de 30 segundos e a resposta, 2 minutos. Tempo total do bloco: 20 minutos.
;
"BLOCO 4 - Pergunta de candidato para candidato. A regra é a mesma do BLOCO 2. Tempo total do bloco: 30 minutos.
,
BLOCO 5 - Este é o bloco das considerações finais. Cada candidato terá três minutos para fazê-las.
;
"OBS: Em caso de pedido de direito de resposta por suposta ofensa, os jornalistas decidirão se cabe ou não a procedência do pedido. Se houver acolhimento, quem exercer o direito terá tempo de 1 minuto para responder. "

Postado por Augusto Barata às 03:57 0 comentários Links para esta postagem
,
OAB – A justificativa de Jarbas Vasconcelos
Segue, abaixo, a transcrição do e-mail enviado por Jarbas Vasconcelos ao jornalista Carlos Mendes, justificando sua decisão de desistir de participar do debate com Sérgio Couto.
.
“Caro Jornalista Carlos Mendes,
“Avaliamos ontem, após ouvir os nossos colegas de chapa, que não é recomendável a realização do debate como proposto para ocorrer neste sábado no seu prestigiado programa, pelas seguintes razões:"
,
1. O nosso adversário é meramente suposto candidato porque não reúne, neste momento, condições legais para concorrer à OAB por exercer cargo comissionado (DAS), titularizando o posto de Oficial de Gabinete de um dos Exmos. Conselheiros do Egrégio Tribunal de Contas do Município. E, como é sabido, o nosso Estatuto veda, para garantir a independência da nossa instituição, a candidatura daqueles que exercem cargos ou funções demissíveis ad nutum na administração pública. Por isso, o nosso adversário, se quiser realmente ser candidato, haverá de desincompatibilizar-se.“
.
2. Também a chapa concorrente sequer possui um esboço de programa e o nosso somente será lançado, oficialmente, no dia 05 de outubro, em evento que contará com a presença do advogado Márcio Thomaz Bastos.
.
"Não nos furtamos ao debate. Iremos a todos eles: em rádios, televisões, centros acadêmicos, repartições públicas, enfim, onde nos demandem. Mas faremos isso somente após o lançamento dos programas e as inscrições das chapas, quando, então, saberemos quem serão os efetivos concorrentes à Presidência da OAB Pará.
“Renovamos nossos protestos de estima e consideração e nos colocamos à disposição para comparecer a um novo debate, que essa conceituada emissora se dispuser a realizar, após as inscrições das chapas.“
.
Atenciosamente,
,
“Jarbas Vasconcelos“
Candidato a Presidente pela Chapa Juntos pra Avançar"

Postado por Augusto Barata às 03:54 2 comentários Links para esta postagem
.
OAB – O indignado e-mail de Carlos Mendes
Segue, também na íntegra, o e-mail, em tom de indignação, remetido pelo jornalista Carlos Mendes a Jarbas Vasconcelos.
“Caro advogado Jarbas Vasconcelos,
,
“Avaliamos aqui na Rádio Tabajara suas razões para não comparecer ao debate programado para amanhã, sábado, 26, apesar de sua assessoria de marketing, na pessoa do sr. Orly Bezerra, haver confirmado a presença e até elogiado a postura da emissora pela iniciativa.“
,
Fomos surpreendidos e, confessamos, estamos desapontados. A emissora, desde terça-feira, veicula em toda a sua programação a chamada do debate. A opinião pública já estava mobilizada para ouvir as suas propostas e as do candidato Sérgio Couto em favor da OAB. E mais: como dizer que ignora os postulantes ao comando da OAB se a sua própria chapa já tem nomes e slogan de campanha, assim como a chapa concorrente? É público e notório que as duas chapas estão já estão em aberta campanha, inclusive distribuindo panfletos na frente de prédios do Poder Judiciário.


Panfleto da Chapa de Jarbas Vasconcelos

“É um insulto à inteligência dos ouvintes da Rádio Tabajara o sr. dizer que só estará disponível para debate depois que as chapas estiverem inscritas. O nome do sr. e de seu adversário já estão nas ruas. Até entrevistas deram em outras emissoras de rádio. Então, responda se puder ou quiser: por que não participar do debate? E não me venha com barroquismo supostamente legalista para não se mostrar de frente à opinião pública num confronto de idéias e propostas. Por favor, dr. Jarbas Vasconcelos, invente outra desculpa.

Pagina da chapa de Jarbas Vasconcelos na internet


“Os ouvintes não interpretarão de outra forma, dr. Jarbas Vasconcelos, a sua negativa de ir aos estúdios da Rádio Tabajara e lá dentro respirar o verdadeiro ar da democracia, com regras claras, as quais o sr. e seu adversário tiveram acesso com bastante antecedência.“É mais quem vai dizer que o sr. está fugindo do debate ou que não está preparado para encará-lo. Para quem pretende governar uma entidade como a OAB, sempre na linha de frente da defesa das grandes causas nacionais e regionais, dr. Jarbas Vasconcelos, isso é extremamente preocupante. O que estamos lhe dizendo aqui diríamos também ao dr. Sérgio Couto, caso ele tivesse tomado a atitude que o sr. tomou.
.
“Comunico-lhe que estou tornando pública sua resposta de não ir ao debate e também a nossa resposta, em respeito aos nossos inteligentes e fiéis ouvintes.“

Saudações,“Carlos Mendes”

Postado por Augusto Barata às 03:48 2 comentários Links para esta postagem

OAB – Especulações de bastidores
Como é próprio das disputas exacerbadamente polarizadas, a inesperada decisão de Jarbas Vasconcelos de desistir do debate com Sérgio Couto suscitou uma avalanche de especulações.
.
Uma das especulações feitas sinaliza para a possibilidade de Jarbas Vasconcelos estar protagonizando um mero mise-en-scène para, de última hora, anunciar sua presença no debate. O objetivo seria fazer Sérgio Couto também desistir de comparecer ao debate e, ao assim fazer, permitir a Jarbas Vasconcelos monopolizar um espaço privilegiado, com sua inesperada presença.

Postado por Augusto Barata às 03:47 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre nesse debate! Aqui você tem voz!